small_20140729-01-01

A Prefeitura de Piracicaba assinou na manhã de segunda-feira (28/07) convênio com a CPFL Energia para implantação do projeto GEM (Gestão Energética Municipal) na cidade, que tem como objetivo promover o uso racional e eficiente de energia junto às comunidades, órgãos públicos e iniciativa privada, contribuindo para a diminuição do desperdício e a preservação dos recursos naturais.

A capacitação dos profissionais do poder público começou segunda às 13h no terceiro andar do Centro Cívico e terá duração de aproximadamente quatro meses.

O GEM é voltado para organização e planejamento das diferentes atividades que fazem uso da energia elétrica, sendo possível gerir contas e contratos e identificar áreas com potencial de melhoria da eficiência, sem a perda da qualidade do serviço ofertado.

O projeto prevê a criação de uma Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal) dentro da prefeitura e o papel da CPFL é capacitar o município no uso do software SIEM Web (Sistema de Informação Energética Municipal da Eletrobrás Procel) para planejamento do uso da energia elétrica com base na metodologia de elaboração da Plamge (Planos Municipais de Gestão de Energia Elétrica) e mensuração de resultados.

O gerente de relacionamento da CPFL, Devanir Montovani Júnior, explicou que atualmente a energia está entre as maiores despesas das prefeituras, e qualquer ação que otimize o consumo deve ser bem vinda.

“Entre 60% e 70% do consumo de energia elétrica de um município vem da iluminação pública e atualmente estamos passando por um momento difícil, com reservatórios vazios por conta da crise hídrica. A implantação do projeto na cidade veio em boa hora.”

Júnior disse que a implantação do GEM não tem custo para os municípios que decidem aderir, pois o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética, que incentiva o consumo consciente de energia desde 1998.

“A economia que é gerada em um projeto será usada em outro, permitindo a diminuição do desperdício e preservação dos recursos naturais.”

O gerente destacou ainda que o treinamento das equipes vai auxiliar e fortalecer o processo de conhecimento do consumo de energia da administração.

“Vai facilitar a coleta de dados e a organização de planos para a redução do consumo. Teremos uma usina digital na cidade”, afirmou.

De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), a redução do gasto com energia beneficiará o investimento em outras áreas.

“Toda e qualquer economia é relevante e com o apoio e envolvimento de todos os servidores poderemos alcançar nossas metas com êxito”.

PROJETO — O projeto será dividido em sete etapas (sensibilização, estruturação, capacitação, organização de dados, gerenciamento, planejamento e consolidação).

A próxima etapa será identificar as unidades consumidoras e gerar indicadores de desempenho. A última etapa é o mapeamento de todos os setores de atividade da prefeitura e a consolidação das estratégias para a aplicação das diretrizes abordadas.

Além de Piracicaba, a iniciativa será realizada em mais três cidades da área concessão da distribuidora CPFL Paulista: Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

FONTE: Jornal de Piracicaba / Carolina Gavioli / Foto: Claudinho Coradini