O volume de água do rio Piracicaba deixou as equipes da Defesa Civil em alerta.

De acordo com informações da Sala Situação PCJ, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o nível atingiu 4,35 metros, 69% acima da média esperada para o mês, de 2,56.

A vazão chegou a 477 mil litros de água por segundo, sendo que a média esperada para fevereiro é de 195 mil litros de água/segundo.

Se a chuva continuar nos próximos dias e o nível atingir 4,55 metros, existe o risco do rio transbordar.

De acordo com o secretário -executivo da Defesa Civil de Piracicaba, Carlos Alberto Razano, o bairro Bongue é o primeiro a alagar quando o rio transborda.

Em seguida, a Rua do Porto é atingida.

“Por enquanto está tudo tranquilo, não tivemos nenhuma ocorrência registrada, mas se a chuva persistir nos próximos dias, a chance do rio transbordar é grande. Se parar de chover, o nível começa a baixar rapidamente e o risco deixa de existir”, afirmou.

No total, seis equipes formadas por 20 funcionários da Defesa Civil estão de plantão desde a madrugada de terça-feira (17/02) para atender ocorrências.

“Temos seis caminhões e duas viaturas para atender a população caso a água entre em casas ou estabelecimentos comerciais. Se a situação estabilizar, voltamos a revezar e duas equipes ficam de plantão”, explicou Razano.

“A população acostumou a ver o rio com um nível baixíssimo e assim que ele começou a subir muita gente se desesperou, mas estamos atentos e prontos para o que vier”, afirmou.

A orientação para a população é entrar em contato com a Defesa Civil através do número 199 e aguardar a chegada de uma equipe.

CHUVA — O volume de chuva que já caiu este mês superou a média esperada para fevereiro.

Até quarta-feira (18/02) havia chovido 214,8 milímetros, 26% a mais que o esperado, de 169 milímetros.

As informações são do posto pluviométrico do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).

De acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a precipitação deve continuar nesta quinta (19/02) e sexta-feira (20/02).

A probabilidade é de 90% nos dois dias, mas dessa vez a ocorrência de chuvas não será contínua e sim de pancadas no fim da tarde com possibilidade de trovoadas.

O fim de semana será nublado, com sol entre poucas nuvens e baixa probabilidade de chuva: apenas 5% no sábado (21/02) e no domingo (22/02).

REGIÃO — Os mananciais da região também encheram após as chuvas dos últimos dias.

A vazão do rio Jaguari, na altura de Limeira, chegou a 120,35 mil litros de água por segundo quarta-feira.

O rio Atibaia, que abastece Campinas, passava pelo ponto de captação com 62,15 mil litros de água por segundo.

Na seca, a vazão do manancial chegou a apenas 4 mil litros de água por segundo.

FONTE: Jornal de Piracicaba