gripe-x-dengue-2

A Secretaria Municipal de Saúde irá participar nesta quinta-feira (3/09) de um encontro com o governo estadual para debater ações de enfrentamento da dengue.

Participarão da reunião o secretário Pedro Mello (foto) e o coordenador do PMCD (Plano Municipal de Combate à Dengue), Sebastião Amaral Campos.

Segundo o governo estadual, os 645 municípios paulistas foram convidados.

Até a última quinta-feira, Piracicaba registrou 3.518 casos confirmados de dengue e 8.527 casos suspeitos.

No mesmo período do ano passado, havia a confirmação de 918 casos.

Em nota, a Pasta afirmou que considera fundamental que todos os gestores da região de Piracicaba compareçam, sobretudo representantes das cidades que tiveram números elevados de casos de dengue neste ano ou que podem apresentar um índice alto de transmissão no próximo verão.

Durante a reunião, serão divulgados os índices larvários mais atuais dos municípios paulistas e a relação de cidades que estão em fase inicial ou de alerta para a transmissão da dengue em 2016, além do atual cenário epidemiológico do Estado.

A secretaria informou ainda que serão apresentados exemplos de ações bem sucedidas de cidades que tiveram um baixo número de casos, para que os prefeitos e secretários municipais possam compartilhar conhecimentos, experiências e criar novas medidas para controle do Aedes aegypti — no início do mês, Pedro Mello afirmou que pretendia apresentar o projeto Aedes aegypti do Bem, realizado no município.

Neste ano, dez cidades correspondem por 42% de todos os casos: Campinas (57.759 casos), Sorocaba (48.596 casos), São Paulo (34.315), Guarulhos (14.490), Sumaré (14.256), São José dos Campos (13.767), São José do Rio Preto (12.044), Rio Claro (11.557), Catanduva (10.511) e Limeira (10.186).

“É hora de unirmos esforços para evitar que o atual cenário da dengue não se repita no próximo verão”, afirmou, em nota, o secretário estadual de Saúde, David Uip.

O encontro será realizado às 10h na zona oeste de São Paulo.

CAPACITAÇÃO — A Vigilância Epidemiológica e o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Piracicaba iniciaram, na semana passada, uma série de reuniões com os agentes comunitários de saúde das unidades do PSF (Programa Saúde da Família).

O objetivo é intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue e reforçar o trabalho junto à população.

As reuniões irão envolver as 51 equipes do PSF no município, tanto na zona urbana, quanto na zona rural, e ocorrem às terças e sextas-feiras — nesta quinta, o encontro ocorre em no PSF Tupi e, na sexta-feira, no PSF Bosques do Lenheiro 1.