1º de maio é um dia importante para reafirmarmos as conquistas dos trabalhadores. Os desafios enfrentados ainda são constantes. A pandemia da Covid-19, trouxe mortes, dor, fome, desemprego e uma insegurança no mundo do trabalho, mas temos a certeza que juntos iremos superar todas as dificuldades.
Infelizmente em virtude da pandemia, neste ano novamente não pudemos realizar a Festa do Trabalhador do Sindicato, um dos eventos mais tradicionais em Piracicaba e região, pois a nossa prioridade é prezar pela saúde e a segurança de todos. Mas, mesmo não tendo festa, nem eventos, nem atividades esportivas, a diretoria do Sindicato durante todo o período de paralisação manteve a estrutura do Clube recreativo. Diversas melhorias foram realizadas, como pinturas, reformas de instalações, conservação dos campos de futebol, dentre outras. Recentemente tivemos o retorno das aulas da academia.
O trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos em prol dos direitos, como também por mais empregos, não parou e não irá parar. O Sindicato conseguiu preservar muitos empregos nesta pandemia, mas o número de desempregados ainda é grande. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 14,4 milhões de pessoas estão sem emprego no Brasil (taxa média de 14,4% no trimestre móvel de dezembro a fevereiro). É um dado assustador que precisa mudar.
A falta de emprego gera fome, e isto é um outro fator que vem assolando o país. Sendo assim, o Sindicato inicia uma Campanha de Arrecadação de Alimentos, com o intuito de amenizar um pouco a situação de milhares de pessoas, que neste momento passam por extremas dificuldades. Colabore com esta ação, pois além de ajudar ao próximo, você participa do sorteio e concorre a uma moto zero quilômetro e a vários outros prêmios.
Uma outra situação preocupante que ocorre no país, é que as empresas vêm apresentando falta de insumos para a produção. O problema começou na pandemia, devido às medidas de restrições, onde muitas empresas cancelaram a compra de insumos e quando houve a retomada, grande parte não conseguiu acompanhar o ritmo, o que gerou diversas dificuldades. O dólar alto também contribui, pois as empresas preferem exportar os produtos, o que diminui a oferta.
De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), vinculado à Fundação Getulio Vargas (FGV), em abril de 2021, 25,3% das empresas reclamavam da falta de matéria-prima. Os segmentos mais afetados são os de: limpeza e perfumaria (56%), veículos automotores (53%) e química (47%). Precisamos ter fé e esperança que tudo isto irá passar, e também a consciência que esta pandemia só vai acabar, quando todos estiverem vacinados.
Trabalhador! Conte sempre com o Sindicato. Dúvidas, informações, denúncias, entre em contato pelo telefone (19) 3417-8140, whatsapp (19) 99659-8062, site www.metalpiracicaba.com.br ou redes sociais Facebook/Instagram.